terça-feira, 21 de junho de 2011

* INÍCIO DO INVERNO



Inverno é a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria.

Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno.

O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro.

A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul.

Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas..

No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas.

As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para nascerem.

O inverno é importante para a natureza.

--------------------- x x x -----------------------------

DICAS PARA O INVERNO

Preparar sobremesas à base de frutas.

Outras boa opção é a sopa de legumes pois são nutritivas.

Outro cuidado que devemos tomar é com a hidratação, pois muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. Não esqueça que é necessário tomar 2 litros por dia.

Fazer exercício físico para manutenção da saúde e do peso.

Não esqueça de cada alimento tem sua safra. . Nesta estação, aproveite para consumir abóbora, batata-doce, brócolis, cará, espinafre, inhame, mandioca, rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, laranja-lima, maracujá, melão, morango, coco e tangerina.

--------------------- x x x --------------------------------

CUIDADOS QUE DEVEMOS TER

No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.

O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio,.Use sempre água fria para lavar o rosto, depois use uma loção tônica e passe hidratante.

Quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a pele.

----------------- x x x -------------------------

Baixa temperatura, baixa umidade do ar e ventos frios provocam o aumento das moléstias respiratórias durante o Inverno e quem mais sofre são crianças e idosos.

Principais doenças que surgem no inverno são:

Asma
É uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, de fundo alérgico, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias.

Amidalite
É uma inflamação das amídalas, que servem como filtros no fundo de nossa garganta. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, febre, mau hálito .

Bronquite
É uma inflamação dos brônquios, que impede a chegada do ar aos pulmões. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, dor no peito, fadiga, mal estar e febre. Pode estar ligada a alergias.

Dor de ouvido
É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças.

Gripe
É uma infecção causada pelos vírus influenza, que são mutantes. Doença altamente contagiosa, pode causar entupimento das vias aéreas, inflamação na garganta, dor muscular, dor de cabeça, febre alta, calafrios, fraqueza, tosse seca, espirros e coriza. A transmissão ocorre pelo ar, quando pacientes falam, espirram e tossem, e, indiretamente, pelas mãos e por objetos contaminados.

Pneumonia
É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite forte. Os sintomas são: tosse com catarro, dor no tórax, calafrios, suor, palidez e febre alta.

Resfriado
Muito confundido com a gripe, é uma infecção bem mais leve do nariz e da garganta, causada por outros vírus. Seus sintomas são espirros, tosse, dor de garganta, dor muscular, secreção nasal intensa, dor de cabeça e febre baixa.

Rinite
É a mais comum das doenças alérgicas, causada pela inflamação, ou pela simples irritação, da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.

Sinusite
É a inflamação da mucosa que reveste a face, cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os sintomas são dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e dor nos olhos.


Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...