quarta-feira, 10 de novembro de 2010

* DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de Novembro. É uma data para a reflexão de nós brasileiros. Pois durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças.



Esta data foi estabelecida pelo projeto lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data do dia 20, pois neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.






Zumbi representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma de manter a cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.






A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.






É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.




Tenho várias sugestões de atividades no Picasaweb.


Clique no link abaixo.








Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...