quinta-feira, 14 de outubro de 2010

* DIA DO PROFESSOR












ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR


No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto falava de: descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas que todos alunos deveriam aprender e como os professores deveriam ser contratados.


Só em 1947 que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.


O professor Salomão Becker, sugeriu que fosse no dia 15 de outubro, data essa que na sua cidade, professor e alunos traziam doces para uma pequena confraternização.


A celebração que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682 de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e a razão do feriado.


A data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso aos professores.


Os professores são importantíssimos e hoje em dia eles tem um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício de sua profissão, pois as metodologias de ensino mudaram de uns anos pra cá.


Hoje o professor não é mais visto como o detentor do saber, e sim a pessoa que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula. Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos trazem consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.


Os professores deveriam ser melhor remunerados e ter seu trabalho reconhecido.

Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...