quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

* SINTOMAS DA DENGUE



Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4).. As epidemias geralmente ocorrem  durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

O dengue comum se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores na costa, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas, vômitos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.


Os sintomas da dengue  hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir : dores abdominais, vômitos persistentes, pele pálida fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, sonolência, sede excessiva e boca seca, dificuldade respiratória e perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.





É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças.

Fonte: dengue.org.br


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...