segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DIA DA ÁRVORE


O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.


Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore.


¨Árvore é sinônimo de vida.¨Uma árvore, por si só pode nos trazer muitos benefícios.São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além de sombra, das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis e casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios, celulose, matéria prima para a fabricação do papel e muitos outros.

Dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos; rios; nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida e outros.


Devido as necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para construção das cidades.


O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruidas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuizos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares de devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande. O homem precisa ter consciência de que as plantas são seres vivos e que levam tempo para desenvolverem.


Com atitudes simples como não desperdiçar papel e não deixar que nenhuma árvore seja derrubada sem autorização da prefeitura, você ajuda a preservar a natureza.


Que tal plantar uma árvore? Faça a sua parte e dê um exemplo de cidadania.


Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...