Professor!
É interessante programar a primeira semana de aula com atividades de sondagem e recreativas voltadas à integração. Pois a criança precisa se sentir bem e segura no ambiente escolar, focando no objetivo de aprender.
É interessante programar a primeira semana de aula com atividades de sondagem e recreativas voltadas à integração. Pois a criança precisa se sentir bem e segura no ambiente escolar, focando no objetivo de aprender.
Algumas sugestões de dinâmicas para recepcionar e integrar a turma no primeiro dia de aula e também a serem trabalhadas no decorrer da semana.
Dinâmicas
Garrafa dos elogios
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).
O grupo deve sentar formando um círculo.O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa.A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.
Escravos de Jó
Formar um círculo – todos de pé cantarão a música escravos de Jô, porém ao invés de moverem algum objeto o movimento será feito com o próprio corpo.
Combinar antecipadamente que o movimento se dará através de pulos com os dois pés juntos iniciando para a direita.
Formar um círculo – todos de pé cantarão a música escravos de Jô, porém ao invés de moverem algum objeto o movimento será feito com o próprio corpo.
Combinar antecipadamente que o movimento se dará através de pulos com os dois pés juntos iniciando para a direita.
Expectativas
Material: Bexiga e caneta .
Distribuir as bexigas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano.A medida em que acabam de escrever, levantam-se e jogam para o alto e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito.Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana.
O espelho na caixa
A professora fala para os alunos que ao chegar na escola recebeu um presente.
É um presente que vai me alegrar muito durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas.
A professora brinca com os alunos estimulando-as a tentar adivinhar o que tem dentro da caixa. Depois ela entrega a caixa para o aluno da primeira fileira, que deve olhar o que há dentro e passar para o colega seguinte sem falar o que viu, e assim por diante.
Depois que todos tiverem visto, a professora recolhe o presente e pergunta o que sentiram ao abrir a caixa e se gostaram da mensagem. Deixa as crianças falarem. Depois para concluir diz:
É um presente que vai me alegrar muito durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas.
A professora brinca com os alunos estimulando-as a tentar adivinhar o que tem dentro da caixa. Depois ela entrega a caixa para o aluno da primeira fileira, que deve olhar o que há dentro e passar para o colega seguinte sem falar o que viu, e assim por diante.
Depois que todos tiverem visto, a professora recolhe o presente e pergunta o que sentiram ao abrir a caixa e se gostaram da mensagem. Deixa as crianças falarem. Depois para concluir diz:
O meu presente são vocês!
Sejam bem-vindos!
Sejam bem-vindos!
Mais Dinâmicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário