Em 1928, o Papa Pio XI batizou Nossa Senhora Conceição de Aparecida como rainha e padroeira do Brasil. Mas somente em 1954 que a santa passou a ser homenageada, especificamente no dia 12 de Outubro, dedicado a ela.
A devoção a santa vem de longa data. Em 12 de Outubro de 1717, quando três pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, após jogarem suas redes no rio Paraiba, pescaram a imagem da santa.
A imagem media 40 cm. Felipe guardou a imagem em sua casa, onde recebeu várias pessoas que queriam ver Nossa Senhora e fazer orações e novena. Ao se mudar para outro bairro, Felipe deu a imagem a seu filho Athanásio, e pediu que a guardasse.
Na casa de Athanásio, foi construido um altar onde todos os sábados ele e os vizinhos rezavam um terço em sua devoção.
Em 1735, o vigário da cidade de Guaratinguetá construiu uma capela no Morro dos Coqueiros aberta à visitação pública. Mas o número de fiéis aumentava ano após ano o que exigiu a construção de uma basílica, batizada de Basílica Velha, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.
A necessidade de uma basílica maior fez com que fosse construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na mesma cidade em 1955.
Nossa Senhora Aparecida rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário