terça-feira, 21 de setembro de 2010

PRIMAVERA



A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. Ela tem início no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro, é a estação do ano em que os dias se tornam maiores e mais quentes.
Todas essas mudanças climáticas afetam também a vida de todos os seres na terra. É nesta época que a maioria das espécies procriam. As flores se fazem presentes neste período. Desabrocham, crescem, enfeitam e perfumam tudo à nossa volta.
É uma época muito bonita e feliz, porque as folhas que caíram no inverno são substituídas por outras e a maioria das árvores ficam floridas.

Na primavera os jardins ficam lindos e com um perfume encantador.

A primavera é uma estação especial porque dá a vida um clima de otimismo, de renovação. Nos traz a sensação de que as coisas boas acontecem.

É um período em que natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.

É maravilhoso ouvir os cantos dos pássaros, as borboletas voando nos jardins, o perfume das flores.

Existem várias flores na primavera, por exemplo: margarida, rosa, pingo de leite, orquídea,violeta, girassol e outros.

Sugestão de atividades para os professores
  • Produção de textos.
  • Desenhos para colorir.

  • Trabalhar o nome das cores, ortografia das palavras,etc

  • Criar história e desenho sobre a borboleta.

  • Pesquisas como: tipos de flores, folhas e outros.

Tenho várias sugestões para trabalhar a estação primavera como: desenhos, produção de texto e outras atividades. Trabalhem também a história do girassol solitário. É só entrar no link do Picasa Web
www.picasaweb.google.com/professoracleides

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE




No dia 21 de setembro comemora-se o Dia da árvore.


Árvore é sinônimo de vida.


A árvore é um ser vivo como nós, ela nasce, cresce e morre, elas são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas de raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios (plantas medicinais); celulose, matéria prima para a fabricação de papel.
As árvores protegem a terra com suas raízes e sombra; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos.


Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição , pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades. Os prejuizos seriam menores se fossem plantadas novas árvores, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará o ar e preservará o solo do planeta.

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo em datas diferentes.

Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que preparavam o solo para cultivo.


É de suma importância a conscientização e contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.

Faça sua parte respeitando a natureza, pois quem ama a vida, protege a natureza.

As árvores não só embelezam a paisagem, elas também ajudam a diminuir a poluição. Infelizmente, a destruição das árvores é crescente.

As queimadas também representam outro grande problema enfrentado pela natureza. Elas podem ser provocadas por falta de chuva ou pontas de cigarro jogadas em locais impróprios, como beiras de estradas. Muitas vezes também são provocadas para devastar florestas e ali instalar outras atividades.

ATIVIDADES - DIA DA ÁRVORE


Poesia


A Árvore

"Criança, a árvore merece

A nossa estima sincera

Dá frutos doces no outono

E flores na primavera.


Nunca maltrates uma árvore

A quem tudo nós devemos

Desde a madeira da porta

Ao lápis com que escrevemos.


Na sombra da árvore amiga

Pensa bem no teu destino

Pois dela foi feito

O teu berço pequenino."

Autor: Raul Aroeira Serrano






sexta-feira, 3 de setembro de 2010

7 DE SETEMBRO - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


7 de Setmbro - Dia da Independência do Brasil


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Ocorreram muitas revoltas e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.


A independência do Brasil só aconteceu em 1822.


O Brasil independente continuou sendo um reino, e seu primeiro imperador foi D. Pedro I, que era filho do rei de Portugal.


O processo da Independência do Brasil ocupou as três primeiras décadas do séc. XIX e foi marcado pela vinda da família real ao Brasil em 1808 e pelas medidas tomadas no período de D. João.


O processo da independência do Brasil acabou em 1822, quando D. Pedro proclamou a Independência, se separando assim de Portugal.


Antes do Brasil conseguir sua Independência muitos brasileiros perderam a vida para melhorar a situação do povo brasileiro.


No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro fez uma declaração oficial de independência , afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em poco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.






D. Pedro I adorava música e tocava vários instrumentos musicais. Após a Independência do Brasil, Evaristo da Veiga fez a letra e Dom Pedro I compusera a música do Hino da Independência.





Para colorir