sábado, 13 de abril de 2013

* COMO ENVELHECER DE MANEIRA SAUDÁVEL


Com o avanço da medicina, a expectativa de vida do ser humano aumenta gradativamente a cada ano, houve momentos na história em que a média de vida das pessoas não passava de 30 anos (em Esparta, por exemplo), hoje a média de vida do brasileiro é de 72 anos e não são poucas as pessoas que ultrapassam essa expectativa.
A velhice, portanto, é o destino da maioria das pessoas, porém como chegar à ela sem perder a saúde e o vigor?

Veja algumas dicas para se manter saudável ao longo da vida.

Alimentação
Já ouviu o ditado “você é o que você come”? Pois é tudo verdade. Se você come alimentos saudáveis, com certeza é uma pessoa saudável e vice versa.
Não espere a velhice chegar para cuidar da alimentação, muitas substâncias como gordura e sal têm efeito acumulativo no organismo, ou seja, ao longo da vida o consumo desenfreado faz com que eles se depositem e desencadeiem doenças, por isso não adianta se cuidar só depois de velho, o dano já foi feito.
Inclua na sua alimentação fontes de cálcio, proteínas provenientes de carnes magras, fibras, vitaminas e sais minerais. Reduza o consumo de gorduras e açúcares e sempre beba muita água, ela evita até rugas.

Atividade física
Inclua uma atividade física em sua vida, além dos resultados imediatos como o bem-estar e redução de medidas, ao longo da vida o exercício ajuda a manter o tônus muscular (que é perdido naturalmente na velhice), evite problemas de coluna, dores e fadiga, além de acelerar o metabolismo e manter o vigor físico e mental.

Hábitos saudáveis
Fumar, beber em excesso e dormir mal causam problemas em médio e longo prazo, porém é na velhice que a situação se agrava.
Desde já procure corrigir seus hábitos e levar uma vida mais saudável, se você já chegou na terceira idade, lembre-se que nunca é tarde para começar.

Menos estresse
Estar constantemente estressado é um fator de risco que contribui para o desenvolvimento de problemas psicológicos como ansiedade e depressão, físicos como pressão alta e infarto e até mesmo emocionais como irritação, intolerância, entre outros.
Procure levar uma vida com menos estresse, sei que você deve estar pensando “falar é fácil”, mas não custa tentar. Sair com os amigos, praticar regularmente uma atividade física, viajar nas férias e mandar os filhos para casa dos avós pelo menos uma vez ao mês pode ajudar.
São atitudes no presente que colaboram para uma velhice saudável, não espere o tempo com os braços cruzados.
                                                                    (Diana Soares)

Fonte: Como fazer


Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...